DATA

domingo, 19 de setembro de 2010

Exposição de artesanato indígena acontece no Jd. Tranquilidade


As mulheres que quiserem investir em um visual exclusivo para o fim de semana não podem perder a feira de pulseiras, colares e brincos confeccionados por indígenas em Guarulhos. A exposição acontece até sexta-feira (27), das 10 às 16 horas, na agência do Banco do Brasil, no Jardim Tranquilidade.



Mais de duas mil peças artesanais de sementes de pau-brasil, açaí, coco e de outras 20 espécies estão em exposição, e os preços variam de R$ 5 a R$ 40 reais. Os produtos, confeccionados pela cooperativa Arte Nativa, tem detalhes criativos, delicados e exclusivos.



Além das bijuterias, a feira ainda tem tiaras de fibras de cipó trançadas, pentes, prendedores de cabelo com semente de coco, porta-moeda, flautas de madeira, enfeites, lanças, arcos, brincos com penas de papagaio e ganso, tacape, zarabatana, cachimbos e um filtro dos sonhos, que, segundo a crença dos antepassados indígenas, protege contra pesadelos, tem poder curativo e filtra as energias negativas.



O índio tupi-guarani, Awa Kuaray Wera, que vive há seis anos em Guarulhos, explicou que muitas peças representam a espiritualidade dos índios. “Acreditamos que o cachimbo é um instrumento sagrado que serve para conversar e ter contato com o deus das tribos”. Segundo ele, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), gestora do sistema de saúde indígena, já reconheceu a existência de mais de 300 índios na cidade.



A iniciativa faz parte uma parceria entre o programa de inclusão produtiva da Secretaria de Assistência Social e Cidadania e o Banco do Brasil para promover o desenvolvimento sustentável. Segundo o secretário de Assistência, Wagner Osokawa, em breve as cooperativas vão expor seus trabalhos em outras agências do banco. “Ainda nesta semana teremos reuniões para expandir o programa e ampliar a inclusão produtiva”, ressaltou.



Artesanato para todos os gostos



A cooperativa CoopTape também está participando da feira com diversas novidades. Uma delas é um jogo americano confeccionado no tear com sacolinhas de supermercado. Outra é uma bolsa feita de fitas de vídeo. As peças são uma ótima alternativa para gerar renda a partir do reaproveitamento de materiais.



Os produtos são diversificados. Entre eles: tapetes, panos de prato com detalhes em crochê, ponto-cruz e bordado, caminhos de mesa, blusas de lã, saídas de praia, blusas infantis e cachecóis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ÍNDIO GILBERTO DA ANISP MORADOR EM GUARULHOS

WebTV - Guarulhos realizou Semana Indígena de Educação