DATA

domingo, 19 de setembro de 2010

Indígenas querem “Terra Sagrada” para preservação da cultura


Nesta segunda-feira (19), data em que se comemora o Dia do Índio, representantes das etnias tupi-guarani, wassu cocal, paraguaçu, patachó, pankararé e pankararu entregaram ao prefeito de Guarulhos, Sebastião Almeida, uma maquete para criação do espaço “Terra Sagrada”, centro cultural destinado à preservação da cultura indígena.

A iniciativa faz parte da programação do “Abril Indígena”, projeto realizado pela primeira vez na cidade para promover exposições, saraus, exibição de documentários, comercialização de artesanatos, apresentação de dança, entre outras atividades, que serão realizadas até sexta-feira (23).

Para o representante da etnia tupi-guarani, Gilberto Awa, essa data não deve ser de comemoração, mas de reflexão. “O momento não é de alegria, mas de tristeza, porque nossa história só está em livros; nós queremos ter um local para dançar, para falar a nossa língua, fazer palestras, ensinar artesanato e transmitir a cultura para nossos filhos”, declarou.

De acordo com o prefeito, Sebastião Almeida, os indígenas vivem o dilema da falta de terra nos centros urbanos. “Guarulhos não pode ganhar um nome indígena e perder a sua origem. Apesar de ter pouco espaço público disponível na cidade, a reivindicação será olhada com sensibilidade, porque isso é mais do que justo”, assegurou.

O secretário de Assistência Social e Cidadania, Wagner Hosokawa, afirmou que “a apresentação da maquete ‘Terra Sagrada’ é um marco na luta pela conquista dos direitos dos povos indígenas, previstos na Constituição de 1988, pois o reconhecimento da identidade dos povos indígenas é fundamental”.

Segundo a coordenadora da CIR (Coordenadoria da Igualdade Racial), Edna Roland, é necessário contribuir para o avanço das políticas indígenas. “Essa semana é especialmente importante; o momento é apropriado para devolver aos povos indígenas, ainda que simbolicamente, parte do território que lhes foi tomado”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ÍNDIO GILBERTO DA ANISP MORADOR EM GUARULHOS

WebTV - Guarulhos realizou Semana Indígena de Educação